sábado

Visita de Estudo ao Museu da Electricidade


                               
No dia 9 de Março fomos ao Museu da Electricidade que fica em Belém.
Quando chegámos uma senhora chamada Vera disse-nos que era nossa guia e começou por nos contar que antes do edíficio ser um Museu era uma fábrica que produzia electricidade.
Logo depois fomos para uma sala de experiências. Depois de nos sentarmos ela falou-nos sobre a electricidade estática e depois vimos como funcionava. Chamou duas voluntárias (foram a Sara e a Matide) para demonstrar como funcionava a electricidade estática. Havia uma máquina onde a Sara colocou a mão e depois de a Vera ligar a máquina à corrente os cabelos da Sara começaram a ficar em pé. Quando a Vera tocou no cabelo da Sara apanhou um choque porque a electricidade passava através da Sara que não sofria qualquer choque por estar em cima de um escadote. O mesmo aconteceu quando a professora tocou no cabelo da Matilde.
Depois a Vera fez uma experiência com limões, uma chapa de cobre e outra de zinco. Após se friccionar um rolo acendia a luz da lâmpada.


Vimos também uma experíência com gás. Havia uma bilha de gás e uma panela de pressão, com um túnel que fazia vapor para duas rodas e apitava uma buzina.


Vimos um filme com todas as explicações do processo da electricidade até esta  ir para as nossas casas.


Depois vimos a maqueta do Museu e a Vera mostrou-nos a parte de baixo da caldeira de carvão. Havia lá um bonecos de cera que representava um trabalhador que  gritava quando era preciso colocar ou parar de colocar carvão  na caldeira. Nós assustámo-nos quando o ouvimos gritar " Pára o carvão".


Mas a parte mais emocionante foi quando entrámos dentro da caldeira. Por baixo de nós havia umas luzinhas vermelhas que simulavam o carvão a arder. Estava pouca luz e parecia tudo real. Alguns ficaram assustados.


Continuámos a visita e mais à frente vimos outro boneco de cera (trabalhador) que espreitava para ver se o carvão estava bem queimado. Descemos as escadas para a parte de baixo da caldeira e vimos vários bonecos de cera  a  transportar  carvão em carros de mão e a recolher os restos do carvão já queimado (cinza).
Esta sala era a pior de todas e como havia muito calor e fumo as pessoas que lá trabalhavam ficavam doentes em 2 ou 3 dias. Quando ficavam doentes eram despedidos. A Vera também nos explicou que nesta altura crianças de 14 anos já trabalhavam.


Por fim  a Vera levou-nos para uma sala com experiências e jogos divertidos. Vimos um jogo onde carregávamos num botão e o som produzido parecia o de um trovão. Numa experiência tínhamos uma "bola" de vidro transparente onde colocávamos a mão e a energia ia para o sítio onde a bola  estava a ser tocada, depois se tocássemos noutra pessoa esta levava um choque.

                                                                                
Havia  um écran e se nós nos colocássemos à frentte reproduzia-se a nossa silhueta, colorida conforme o calor do nosso corpo. Estávamos mais quentes onde a cor era mais escura.



Impressões sobre esta Visita de Estudo

"Adorei esta Visita de Estudo!" (Ana Margarida e Mafalda)

" Foi a melhor visita que eu já tive, nunca vou esquecer!" (Matilde)

"Adorámos todos esta Visita de Estudo!..." (Sara)

2 comentários:

Anónimo disse...

A experiência com esas bolas é gira de mais. Nao fui a visita mas tive muita pena.

Tcherno

Anónimo disse...

gostei muito da visita de estudo no museu da electricidade e gostava de ir lá outra vez.

beijinhos

Leynilson